Que o direito bancário pode estar mais dentro do dia a dia do que imaginamos, você já sabe, afinal, já explicamos um pouquinho mais sobre essa área por aqui.
Mas, hoje, vamos falar um pouco sobre cinco situações específicas e muito frequentes que o direito bancário pode ser seu aliado. Dessa forma, você sabe quando deve acionar um especialista e quando algo está pode ser motivo de ação judicial.
1. Cobrança indevida na conta ou no cartão
Se você é o tipo de pessoa que não confere fatura e extrato mensal dos seus cartões e contas, pode ser que não perceba pequenas cobranças indevidas e que não foram previamente comunicadas.
Caso você perceba uma tarifa desconhecida disfarçada de anuidade não combinada ou uma cobrança duplicada no cartão, já é motivo suficiente para acionar um advogado, independente do valor que for essa cobrança.
O Direito Bancário te protege nesses casos, garantindo o direito à informação clara, à contestação da cobrança e, em muitos casos, à devolução do valor pago indevidamente.
2. Problemas com empréstimos e financiamentos
Antes de fechar um contrato de empréstimo ou financiamento, o primeiro passo é pedir uma revisão do mesmo para um advogado para entender se as cláusulas são benéficas aos dois lados ou se são apenas unilateral.
Isso vai garantir que você evite problemas com juros abusivos, parcelas que aumentam sem explicação e termos técnicos desconhecidos que podem causar confusão. Essas são situações comuns onde o direito bancário ajuda a analisar contratos, verificar se os juros estão dentro da legalidade e até renegociar dívidas quando há desequilíbrio entre o banco e o cliente.

3. Negativação indevida do nome
Ter o nome incluído no SPC ou Serasa de forma errada, ou sem aviso pode causar grandes transtornos. Nesses casos, o Direito Bancário assegura a retirada da negativação indevida e, dependendo da situação, a indenização por danos morais.
4. Fraudes bancárias e golpes digitais
Golpes e fraudes tem se tornado cada vez mais comuns e os golpistas estão sempre espalhados por aí, por isso, se você perceber um PIX que não foi feito por você, clonagem de cartão, compras suspeitas ou invasão de conta, o direito bancário orienta sobre a responsabilidade das instituições financeiras, que devem oferecer segurança aos serviços e ressarcir o cliente quando há falha na proteção dos dados ou do sistema.
5. Encerramento ou bloqueio de conta sem justificativa
Já recebeu alguma mensagem ou ligação falando que sua conta seria bloqueada por algum motivo?
Quando o banco encerra ou bloqueia uma conta sem explicação clara, o consumidor pode ficar impossibilitado de pagar contas ou receber qualquer dinheiro por meio dela.
O Direito Bancário atua para exigir transparência, regularização da conta e reparação por eventuais prejuízos.
E chegamos aos cinco principais acontecimentos, que são muito mais comuns do que imaginamos, e que o direito bancário pode te dar suporte para entrar com ações judiciais ou cobrar correções da própria instituição financeira.
Precisa de algum suporte desse tipo? Então entre em contato com a gente e fale diretamente com um especialista sobre o seu caso.













